segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Veja como foi a 2ª Live da ACREPA 2020

 

No dia 29.10.2020, às 19h aconteceu nossa live "A importância do licenciado em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (CR) na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Componente Curricular Ensino Religioso (ER), ministrada pelo Prof. Rafael Monteiro dos Santos (membro da ACREPA). E mediada pela Profª Esp. Giovana dos Anjos Ferreira Vilhena (Vice-Presidente da ACREPA).

Para quem perdeu nossa live, ela está gravada no nosso Canal no YouTube "ACREPA Associação de Cientistas da Religião do Pará:  https://youtu.be/VqW4Uw1Aapg

Resumo da Live: Quando falamos em “Ensino Religioso” no contexto brasileiro, infelizmente muitas pessoas ainda o associam como se fosse uma extensão da catequese ou da escola dominical, e não como disciplina escolar e um importante componente formação básica do cidadão, o ER ainda carrega muitos estigmas de muitos anos sendo usado como uma maneira das igrejas catequisarem as crianças mesmo que essas estivessem fora do seu alcance físico. 

A Bncc é um documento de caráter normativo que define o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, e logicamente que o ER faz parte dessas aprendizagens, a nossa sociedade não está livre da influencia religiosa, por esse motivo que um conhecimento imparcial é mais que necessário. 

É aí que a (as) Ciência(as) da(as) Religião(ões) entra, pois ela dá o suporte necessário para que o conhecimento seja transmitido de maneira laica e imparcial, o licenciado pleno em CR tem a difícil missão de mostrar para as crianças que existe uma sociedade plural, seja na cultura, seja na religião, que todos merecem respeito e empatia para que possam conviver pacificamente no meio social. 

Além disso, a própria Bnnc diz que é embasada na(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e uma pesquisa centrada no diálogo para “combater a intolerância, a discriminação e a exclusão” como afirma Brasil (2017), então como um profissional que é formado na disciplina base de embasamento na construção da base, pode ficar de fora da construção do currículo? 

O objetivo da Live é o de mostrar a importância do licenciado pleno em Ciência da Religião na elaboração dos Componentes Curriculares de Ensino Religioso, tanto municipais quanto estaduais, para que os mesmos atendam as demandas e especificidades destes locais, mas que nunca se esqueçam da proposta plural e inter-religiosa. 

Mas por que essa live foi pensada? Como se sabe, infelizmente o Ensino Religioso ainda é usado como extensão de altares e púlpitos, e alguns lideres religiosos ainda o encaram como uma forma de evangelização, por consequência, em algumas cidades dos interiores principalmente, as pessoas que vão para a sala de aula ministrar as aulas de ER não possuem currículo pedagógico, e não tem formação alguma na área da educação, a não ser experiências com aulas nas suas respectivas igrejas. 

Ou outros casos em que o ER é visto como uma mera matéria de complementação, para tapar os buracos existentes na carga horária de professores, por essas e outras que nossa disciplina vai perdendo espaço dentro das escolas, sendo usada de qualquer maneira por pessoas que pouco conhecimento tem das práxis pedagógicas que envolvem nossa matéria. 

Mas onde entra a Bncc? Como todos que estudaram sabe, a Bncc não é um currículo, mas passou a integrar a política nacional da Educação Básica como referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, então ela serve como base da construção e elaboração dos currículos municipais. 

As informações que serão dadas na live, tornam-se importantes e necessárias pois, alguns municípios estão ignorando a presença de Cientistas da Religião e estão montando o currículo com pessoas que não tem formação na área, e como essas pessoas fazem esses documentos? De uma maneira diferente da proposta dada pelo MEC, então, o principal objetivo da live é informar os cientistas da religião sobre o seu papel na construção desses componentes, e como ele será importante para que a diversidade religiosa seja respeitada e garantida, assim como as competências e habilidades da Bncc sejam cumpridas na íntegra.

Referencia: BRASIL, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário